03 fev Tríade da Mulher Atleta
Foi criado um programa pelo Instituto Olímpico Brasileiro, vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro, denominado Associação Brasileira de Treinadores. Recentemente ministrei uma apresentação a eles sobre a Tríade da Mulher Atleta (TMA). Foi a oportunidade de abordar um tema desconhecido e também subestimado tanto por nossas atletas como por aqueles que cuidam de esportistas mulheres.
Entre atletas adolescentes, 89% desconhecem essa patologia. Entre as atletas brasileiras que participaram dos Jogos Pan Americanos em Guadalajara-2011, 67% também não a conheciam. Nosso encontro, então, foi a oportunidade para que cerca de 100 treinadores, homens e mulheres, dos diferentes estados brasileiros, sejam de capitais ou do interior, conversássemos sobre o assunto.
Mas e você? Sabe o que é a “Tríade da Mulher Atleta”?
É muito comum a gente ver uma mulher atleta não menstruar. Mas isso não é normal! As alterações menstruais podem fazer parte de um quadro maior e, quando acontecem devem sempre ser investigadas algumas alterações alimentares.
Antigamente, acreditava-se que o baixo teor de gordura corporal fosse o grande responsável por uma mulher não menstruar. Atualmente, entretanto, falamos em “balanço energético negativo”, ou seja, gasta-se mais do que foi consumido pela alimentação/suplementação.
Só que o problema não para por aí. A falta de energia leva a falta de produção do principal hormônio feminino: o estrogênio, e por isso muitas vezes, a mulher não menstrua. Além disso, o estrogênio é importante para controlar a saúde do nosso osso. Por isso mulheres na menopausa, quando temos a falta de estrogênio de uma maneira fisiológica, correm maior risco de ter osteoporose.
A falta de estrogênio pode levar muitas atletas a apresentarem perda de massa óssea em idade jovem, ou seja, uma osteoporose precoce. Além disso, podem sofrer com as fraturas de estresse, sem saber que a alimentação errada e a falta de menstruação podem ser as grandes vilãs!
Então, as alterações alimentares, a alteração hormonal e a perda de massa óssea são as alterações associadas à Tríade da Mulher Atleta e podem acometer atletas de qualquer idade e nível de treinamento, principalmente nos esportes que exijam um biotipo magro.
Se alimente bem, de acordo com o que seu treinamento exigir. E se você não quiser menstruar, converse com o seu médico e se programe para isso. Não ache normal se sua menstruação estiver irregular ou não estiver vindo. Seu osso pode estar em risco e você nem saber.
Quer Saber Mais?
-
Métodos contraceptivos: desempenho esportivo e composição corporal
É muito frequente ver mulheres se queixando dos mais variados efeitos colaterais com o uso dos métod...
-
Exercício na Gestação
A prática de exercício na gestação é algo que já está muito bem estabelecido. O que devemos é tomar ...
-
Menstruar ou Não
A opção de não menstruar é uma conquista para a mulher atual. Esse assunto pode ser controverso, mas...
Sem Comentários