Tríade da Mulher Atleta

Tríade da Mulher Atleta


tríade mulher atletaFoi criado um programa pelo Instituto Olímpico Brasileiro, vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro, denominado Associação Brasileira de Treinadores. Recentemente ministrei uma apresentação a eles sobre a Tríade da Mulher Atleta (TMA). Foi a oportunidade de abordar um tema desconhecido e também subestimado tanto por nossas atletas como por aqueles que cuidam de esportistas mulheres.

Entre atletas adolescentes, 89% desconhecem essa patologia. Entre as atletas brasileiras que participaram dos Jogos Pan Americanos em Guadalajara-2011, 67% também não a conheciam. Nosso encontro, então, foi a oportunidade para que cerca de 100 treinadores, homens e mulheres, dos diferentes estados brasileiros, sejam de capitais ou do interior, conversássemos sobre o assunto.

Mas e você? Sabe o que é a “Tríade da Mulher Atleta”?

É muito comum a gente ver uma mulher atleta não menstruar. Mas isso não é normal! As alterações menstruais podem fazer parte de um quadro maior e, quando acontecem devem sempre ser investigadas algumas alterações alimentares.

Antigamente, acreditava-se que o baixo teor de gordura corporal fosse o grande responsável por uma mulher não menstruar. Atualmente, entretanto, falamos em “balanço energético negativo”, ou seja, gasta-se mais do que foi consumido pela alimentação/suplementação.

Só que o problema não para por aí. A falta de energia leva a falta de produção do principal hormônio feminino: o estrogênio, e por isso muitas vezes, a mulher não menstrua. Além disso, o estrogênio é importante para controlar a saúde do nosso osso. Por isso mulheres na menopausa, quando temos a falta de estrogênio de uma maneira fisiológica, correm maior risco de ter osteoporose.

A falta de estrogênio pode levar muitas atletas a apresentarem perda de massa óssea em idade jovem, ou seja, uma osteoporose precoce. Além disso, podem sofrer com as fraturas de estresse, sem saber que a alimentação errada e a falta de menstruação podem ser as grandes vilãs!

Então, as alterações alimentares, a alteração hormonal e a perda de massa óssea são as alterações associadas à Tríade da Mulher Atleta e podem acometer atletas de qualquer idade e nível de treinamento, principalmente nos esportes que exijam um biotipo magro.

Se alimente bem, de acordo com o que seu treinamento exigir. E se você não quiser menstruar, converse com o seu médico e se programe para isso. Não ache normal se sua menstruação estiver irregular ou não estiver vindo. Seu osso pode estar em risco e você nem saber.

Quer Saber Mais?

 

  • A prática de exercício na gestação é algo que já está muito bem estabelecido. O que devemos é tomar ...

  • A opção de não menstruar é uma conquista para a mulher atual. Esse assunto pode ser controverso, mas...

  • Foi criado um programa pelo Instituto Olímpico Brasileiro, vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro, ...


Sem Comentários

Poste um Comentário