10 Dicas Para Quem Vai Começar a Correr

10 Dicas Para Quem Vai Começar a Correr


1 – Avaliações

A avaliação médica e a avaliação física são de grande importância antes de se iniciar qualquer tipo de atividade física, principalmente a corrida. Seus resultados dão segurança ao praticante e a condição de estabelecer limites para o exercício que será realizado, bem como possíveis restrições individuais.

10 Dicas Para Quem Vai Começar a Correr

2 – Vestimentas

A roupa adequada para a corrida é aquela que seja confortável e facilite a transpiração, mantendo a temperatura corporal adequada. Pra isso, já existem tecidos apropriados que cumprem esta função e ajudam no desempenho do corredor.

Hoje os corredores têm acesso a diversos modelos de tênis para corrida, todos cumprindo a mesma função básica, a absorção do impacto provocado pela fase aérea da passada, porém, para cada tipo de pisada ou curvatura do pé já se produzem modelos específicos que tentam minimizar estas alterações.

3 – Local

O local da corrida deve ser sempre o mais plano possível, principalmente para os iniciantes, devendo-se priorizar a segurança durante o trajeto e o bem-estar do corredor.

4 – Alimentação

Não se deve praticar nenhuma atividade física em jejum. A alimentação deve ser feita de acordo com a intensidade do treinamento. Uma alimentação leve, baseada em carboidratos antes de qualquer sessão de exercícios será o combustível para os seus músculos em atividade.

5 – Hidratação

A hidratação deve ser feita antes, durante e depois da corrida. Trinta minutos antes, deve-se tomar cerca de 500 ml; durante, recomenda-se ao menos mais 500 ml para cada 30 minutos de atividade; e após, continuar com a reidratação mesmo que não haja sede, já que esta é indicativa de desidratação importante. Para uma corrida com tempo superior a 60 minutos recomenda-se a reposição de carboidratos e eletrólitos, encontrados em bebidas isotônicas.

6 – Aquecimento

Antes de qualquer atividade física o aquecimento é essencial para se obter um bom desempenho do exercício realizado. Preparar as articulações e elevar a temperatura corporal são alguns dos benefícios adquiridos com essa prática.

7 – Frio e Calor

Deve-se tomar medidas preventivas para o treinamento de corrida em situações extremas de temperatura. No calor, o cuidado com a hidratação deve ser dobrado, e no frio, o aquecimento e o alongamento devem ser feitos com maior atenção.

8 – Objetivo

É sempre importante estabelecer metas para quem vai começar um treinamento de corrida. De acordo com seu objetivo e nível de condicionamento físico, o corredor poderá treinar para uma determinada prova, sendo ela de longa ou curta quilometragem.

9 – Caminhar ou correr?

Ao iniciar um programa de treinamento visando à corrida é importante saber que, dependendo do nível de condicionamento do praticante, a caminhada será mais recomendada, já que correr exige um nível de preparo físico específico, adquirido com o tempo.

10 – Acompanhamento Profissional

O acompanhamento de um Educador Físico é a melhor maneira de se obter os resultados pretendidos com a corrida. Sua orientação irá otimizar o tempo de treinamento e garantir a segurança durante a atividade realizada.

Quer Saber Mais?

 

  • Muitas dúvidas surgem quando algum exame cardiológico é solicitado para um paciente, especialmente p...

  • É costume dizer que o esporte de alto rendimento é um laboratório de testes para desenvolvimento de ...

  • 1 – Avaliações A avaliação médica e a avaliação física são de grande importância antes de se iniciar...


Sem Comentários

Poste um Comentário