Nutrição nos Esportes de Neve

Nutrição nos Esportes de Neve


nutrição nos esportes de neveO objetivo deste artigo é descrever a melhor estratégia nutricional em diferentes modalidades esportivas dividas em três grupos: esportes de neve (parte 1), esportes de longa duração (parte 2) e esportes de potência (parte 3). Para combinar com a temperatura baixíssima que está hoje, vamos começar com os esportes de neve.

A prática de esportes de neve como o ski e o snowboard tem crescido significativamente aqui no Brasil nos últimos anos, atletas da confederação brasileira de esportes de neve (CBDN) têm se destacado em provas não apenas nos países da América Latina como no mundo todo.

Dois pontos importantíssimos devem ser levados em consideração quando o assunto é neve: altitude e frio.

Em grandes altitudes o corpo gasta mais energia (um aumento de 10 a 17% do gasto energético total), ou seja, o corpo precisa de mais energia para funcionar. Esta energia deve vir dos alimentos, entretanto, ao mesmo tempo que é necessário comer mais, há supressão do apetite, ou seja, sente-se menos fome e atletas em altitudes chegam a perder 1,4kg por semana. Esta perda de peso pode representar uma queda significativa no desempenho. Portanto, é importante adequar o consumo energético para que o organismo tenha sempre de onde retirar energia!

Um segundo ponto importante é sobre a oxidação de glicose plasmática, ou seja, a “queima de açúcar” dentro do organismo. Em grandes altitudes esta oxidação está aumentada, desta forma, é importante que estes atletas consumam alimentos ricos em carboidratos como pão, arroz, massa, batata, cereal, etc.

O consumo de alimentos ricos em ferro também é importante para manter o status adequado de ferro no organismo. O ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos durante o exercício. Alimentos fontes de ferro: feijão, carne, açaí, vegetais de cor verde escura, entre outros.

Além da altitude, o frio acarreta muitas mudanças no organismo entre elas a redução de água corporal devido ao aumento da diurese, diminuição da sede e aumento de perda de água na respiração. Portanto é necessário ingerir bastante líquido e estar sempre bem hidratado!

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