TPM e Alimentação

TPM e Alimentação


TPM e AlimentaçãoA tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de mudanças físicas e comportamentais, presente em 75% da população feminina, que ocorre no segundo período do ciclo menstrual da mulher.

Nesta fase podem aparecer sintomas tais como: irritabilidade, depressão, cansaço, dores nos seios, abdome e cabeça, além de compulsão por alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Uma dieta balanceada pode amenizar ou até mesmo eliminar estes sintomas garantindo o bem estar neste período. Saiba quais são os nutrientes essenciais durante a TPM e não deixe de incluí-los no seu dia-dia:

TPM e Alimentação

Além dos alimentos citados acima, óleos vegetais, castanhas, cereais integrais (fontes de vitamina E), peixes e frutos do mar (fonte de ácidos graxos essenciais), sementes, nozes (fontes de selênio), frutas vermelhas, romã e berinjela (fontes de bioflavonóides) também atuam como alimentos auxiliadores.

Outra dica importante é evitar preparações ricas em gorduras, sal, embutidos, açúcares e com alto teor de cafeína (café, chá preto, mate, Coca-Cola e guaraná). Aumentar o consumo de água também é uma excelente estratégia.

Não deixe que a TPM prejudique a sua atividade física, atente-se para o consumo diário desses alimentos e bom treino!

**TEXTO ESCRITO POR BRENDA ARCHELEIGAR – NUTRICIONISTA DA CLÍNICA SERENA DEL FAVERO DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA**

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