Como a TPM influencia a atividade física

Como a TPM influencia a atividade física


A TPM influencia a atividade física e muitos outros comportamentos femininos. Entender o impacto da TPM no corpo e na saúde é fundamental para conseguir conviver com as mudanças naturais desse período de forma saudável.

como a tpm influencia atividade físicaAfinal, as mudanças ocorrem por alterações hormonais e se apresentam mensalmente. Por isso, entender como a TPM influencia a atividade física e outras questões é tão importante. Ajudando a mulher a se adaptar a esse período e não se cobrar excessivamente.

Se você deseja conhecer os impactos da TPM na sua rotina de atividade física, confira como seu corpo reage e como ajustar o treino para se exercitar o mês inteiro sem faltas.

Mudanças causadas pela TPM

A TPM ocorre justamente quando os hormônios femininos se apresentam em baixa concentração no organismo.

Nessa fase, existe uma queda de progesterona e estrógenos que provoca uma queda de energia física.

Por isso, é comum que durante essa fase, a mulher não queira fazer treinos intensos e que requerem muito vigor físico.

Justamente por serem exercícios que não se enquadram no período em que ela está vivendo. Os treinos mais intensos exigem disposição física, algo que geralmente a mulher tem no período após a menstruação.

Sintomas de TPM que influenciam a atividade física

como a tpm influencia atividade físicaAlém da falta de energia, a TPM costuma trazer consigo alguns sintomas desagradáveis, como:

  • Dor de cabeça constante;
  • Sensibilidade e dores nos seios;
  • Retenção de líquidos no corpo;
  • Prisão de ventre;
  • Aumento da indisposição.

É por isso que, no período da TPM é interessante recorrer a treinos mais leves. Esse não é o melhor período para se cobrar uma corrida de longa distância, por exemplo.

Tendo em vista que, mesmo a mulher que treina dessa forma todos os dias e tem vigor físico para tal atividade, pode não conseguir fazer o treino intenso nesse período.

Não deixe de se exercitar por causa da TPM

A TPM não pode impedir a sua rotina de exercícios! No entanto, se houver possibilidade, vale a pena adaptar seu treino para que seu corpo corresponda bem ao exercício nesse período.

como a tpm influencia atividade físicaFazer atividade física na TPM é importante por vários motivos, o primeiro deles é a melhora da circulação sanguínea. Esse é um aspecto que contribui para a diminuição da retenção de líquidos no corpo.

Outro aspecto muito interessante é a liberação de hormônios relacionados ao prazer e relaxamento. O que pode ajudar até mesmo a combater cólicas menstruais, que geralmente incomodam e diminuem a qualidade de vida nesse período.

Ao fazer uma atividade física, a melancolia e irritabilidade que são comuns nesse período tendem a ser combatidos.

Evitando que esses sintomas atrapalhem a sua qualidade de vida e até mesmo a sua performance profissional ou seus relacionamentos.

Com a liberação de endorfina durante o exercício físico, é possível controlar aquele desejo natural por doce. Que geralmente está associado justamente a busca por uma sensação de prazer.

E quando se trata de obter prazer de forma rápida e saudável, a atividade física é a melhor maneira de conquistar esse resultado.

Cuidado com a alimentação na TPM

como a tpm influencia atividade físicaA prática de atividade física requer disposição, para atingir esse resultado é importante ter uma alimentação saudável e regrada.

A adoção de bons hábitos alimentares durante a TPM pode ajudar a controlar o inchaço, que além de ser comum causa grande desconforto.

Consumir chás que auxiliam a eliminar a retenção pode ajudar. O chá de hibisco, por exemplo, é uma boa saída para reduzir a retenção de líquido e acelerar o metabolismo nesse período.

Cuidado com o excesso de cafeína e o desespero por doces! É normal que durante a TPM o corpo requeira um pouco mais de doce e carboidratos, mas todo excesso deve ser combatido.

Carboidratos em excesso podem resultar no aumento de peso que é indesejado. O ideal nesse período é consumir chocolate amargo e refeições equilibradas.

Troque a modalidade de atividade física

Se houver possibilidade, é interessante trocar a modalidade de atividade física durante a TPM. De modo que, isso contribua para que seu corpo tenha uma performance positiva e você se sinta bem com a prática de exercício.

Natação, por exemplo, é uma boa modalidade para ajudar a combater o inchaço no corpo e te proporcionar conforto durante a prática.

Os exercícios como Yoga, Pilates e caminhadas são boas alternativas para quem está no período da TPM.

Nessa fase, não se cobre a melhor performance física no treino de musculação ou corrida. Esses treinos mais intensos, devem ser deixados para outro período de seu ciclo. Após a menstruação encerrar, a disposição aumenta e essas modalidade se tornam ideais.

Não pare de se exercitar

Fazer exercícios regularmente é um hábito saudável que deve ser mantido ao longo de todo o mês. Independentemente de qual seja a fase de seu ciclo menstrual, fazer exercícios é importante para o bem-estar, além de melhorar a saúde física e mental.

Por isso mesmo, não é recomendado parar de fazer exercícios por um período indeterminado ou quando se está na TPM.

Algumas mulheres ainda possuem receios de se exercitarem durante o período da menstruação. No entanto, o exercício nessa fase também é importante.

Sendo um aliado para promover o alívio do estresse, diminuir as dores da cólica e o inchaço no corpo. O ideal é adaptar a intensidade do treino para o seu dia.

Se está mais cansada, com o corpo dolorido ou com menos disposição, faça um treino mais rápido e mais tranquilo. Uma simples caminhada de 25 minutos pode ser o suficiente para liberar endorfina e usufruir de bem-estar.

O ideal é que essa adaptação ocorra para que você consiga treinar todos os dias do mês, criando um hábito saudável de sempre movimentar seu corpo.

Mesmo que os treinos não se deem diariamente, adotar uma rotina que inclua exercícios é importante. Assim, seu corpo estará constantemente liberando endorfina, que proporciona bem-estar.

Portanto, na TPM ou em qualquer outra fase de seu ciclo, não deixe de se exercitar! Certamente seus resultados serão melhores ao longo prazo ao apostar em constância.

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