Diferenças Entre Homens e Mulheres no Esporte

Diferenças Entre Homens e Mulheres no Esporte


diferenças homens mulheres esporteAs diferenças entre os sexos no esporte são muitas, principalmente nas atividades onde determinadas capacidades são decisivas, como força e resistência.

O ser humano, independente do sexo, possui sete capacidades físicas: Força, Resistência, Flexibilidade, Coordenação motora, Agilidade, Equilíbrio e Velocidade. Na maioria dos casos o homem será mais alto, mais forte, mais veloz e por estas razões terá vantagem no desempenho físico. O homem possui maior quantidade de massa muscular e menor de gordura corporal, estes fatores associados a questões hormonais colocam o sexo masculino em melhor condição para as práticas esportivas de uma forma geral.

O que nos perguntamos é: Será possível mulheres e homens praticarem uma modalidade esportiva no mesmo nível? Dificilmente a mulher conseguirá ter um desempenho físico melhor que o do homem, porém em atividades onde a coordenação motora e concentração são mais importantes que a força e a velocidade, podemos encontrar uma mulher que supere o homem. O que percebemos nos últimos anos é que, em atividades de resistência (longa duração) as diferenças de tempo entre nós já vem caindo, até onde isso irá chegar só o tempo para nos dizer.

A Adaptação do espaço físico das modalidades esportivas é outra discussão antiga e cada federação esportiva parece ter uma opinião diferente. Em esportes como futebol, basquete, tênis e outros, as dimensões das quadras e campos são as mesmas. Em casos como o vôlei, a altura da rede é mais baixas para as mulheres. A necessidade de se adaptar o espaço físico é uma questão individual de cada esporte e deve ser avaliada com bastante cuidado para que possíveis alterações não descaracterizem a atividade, e ao mesmo tempo, tornem a prática mais competitiva para as mulheres.

Um outro ponto importante a ser colocado é o ciclo menstrual. As alterações hormonais durante o período menstrual podem influenciar de diferentes maneiras dependendo da fase e do tipo de atividade que é praticada. Na maioria dos casos, as mulheres não sentem influência em seu desempenho físico. Quando o rendimento é afetado percebemos com maior intensidade nas atividades de longa duração, as atividades de caráter explosivo em muitos casos até melhoram. O melhor rendimento físico da mulher geralmente é atingido no período pós-menstrual pela maior concentração hormonal de estrógeno, o que aumenta a secreção de noradrenalina.

Homens e mulheres possuem suas diferenças e similaridades dentro do mundo esportivo. O que vale é sempre estar satisfeito com seu esporte, independente da comparação de desempenho com seu colega, seja ele homem ou mulher. O benefício da atividade física está na satisfação de quem a prática, atingindo sua meta e superando o seu próprio limite.

Quer Saber Mais?

 


Sem Comentários

Poste um Comentário