Exercícios, Proteínas e Envelhecimento Saudável

Exercícios, Proteínas e Envelhecimento Saudável


Exercícios, proteínas e envelhecimento saudávelUm trabalho científico publicado no último volume da revista Exercise and Sport Sciences Reviews apontou mais um motivo para que idosos e indivíduos de meia idade associem a prática de atividades físicas com a suplementação proteica.

De acordo com o estudo, dentre vários fatores, acredita-se que a perda de massa muscular que acompanha o envelhecimento seja decorrente, em grande parte, da dificuldade dos idosos de digerir e absorver as proteínas e aminoácidos, para que esses nutrientes sejam captados de maneira apropriada e suficiente pelos músculos.

As várias pesquisas citadas mostram que a prática de exercícios associada à suplementação adequada de proteínas e aminoácidos, é capaz de promover o aumento dessa captação de aminoácidos pelos músculos, contribuindo para o aumento da síntese de proteínas com consequente aumento da massa muscular mesmo durante o processo de envelhecimento. Além disso, as pesquisas mostram que esse estímulo conferido pelo exercício pode perdurar por vários dias.

De acordo com os achados na literatura científica, pode-se dizer que a prática regular de exercícios, “rejuvenesce” o músculo.

A boa notícia? Mesmo caminhadas de baixa intensidade já são capazes de anular os efeitos negativos relacionados com o processo de envelhecimento, sendo, portanto, suficientes para atenuar a perda de massa muscular em idosos.

É importante perceber que o estudo ressalta, que é a falta da prática regular de atividades físicas o principal fator responsável pela perda de massa muscular com a idade e que, portanto, além de uma ingestão adequada de proteínas e aminoácidos, a adoção de um estilo de vida mais ativo é indispensável para um envelhecimento mais saudável e independente.

Quer Saber Mais?

 


Sem Comentários

Poste um Comentário