A Importância em se Estabelecer Metas na Corrida

A Importância em se Estabelecer Metas na Corrida


Somos muito bem informados atualmente sobre os benefícios da prática regular da corrida. A questão a ser discutida é: como tornar a corrida atrativa a longo prazo?

Importância Estabelecer Metas CorridaPara muitas pessoas, talvez a maioria, correr já é algo que traz satisfação pelo fato de promover ganho de saúde e qualidade de vida, porém para muitos, fica clara a necessidade de se estabelecer objetivos bem definidos e metas a serem alcançadas.

Quando propomos um programa de evolução em treinamento de corrida fica clara a necessidade de estabelecer um rumo, desta forma minimizamos as chances de que o corredor perca seu foco durante os treinos. Existem alguns pontos essenciais ao se estabelecer estes objetivos, são eles:

  • Estabeleça metas a curto prazo (até 3 meses), médio prazo (6 a 12 meses) e longo prazo (a partir de 1 ano);
  • Considere suas restrições pessoais;
  • Respeite as etapas de cada fase;
  • Se proponha a alcançar objetivos realistas;
  • Se prepare para alterar seus prazos caso seu planejamento sofra alterações;
  • Procure um profissional de Educação Física.

 

Ao iniciar seu planejamento, o corredor deve entender que para atingir seu objetivo principal ele antes deve passar pelas fases iniciais de sua programação de forma equilibrada, sem sobrecargas em seu aparelho locomotor. A relação coerente entre volume e intensidade dos treinos possibilitará que as fases de seu planejamento sejam ultrapassadas de forma segura.

Imagine seu planejamento sendo representado pela figura de uma pirâmide, sendo que o ponto mais alto é sua principal meta (longo prazo). Quanto maior e mais bem estruturada for a base da pirâmide, maior a altura do ponto a ser alcançado!

Alcancei minha meta e agora?

Outro ponto a ser discutido neste tema é o que fazer quando meu maior objetivo foi atingido. Percebemos que muitos corredores estabelecem metas que são atingidas com certa facilidade e se veem sem novos desafios, apenas contra o relógio. Neste momento, vale lembrar o ponto de partida deste processo, ou seja, valorizar todo ganho de saúde e satisfação pessoal que a corrida te proporcionou e a partir daí, voltar a se programar a longo prazo. Caso tenha perdido interesse em novas distâncias, pense em provas em diferentes localizações e níveis de dificuldade maiores.

Sem dúvida a satisfação do corredor é o que impulsiona tantos milhões de brasileiros para esta prática esportiva tão saudável, procure através de suas metas sua própria motivação e boa corrida!

Desenvolvido por DT Autho.

Quer Saber Mais?

 


Sem Comentários

Poste um Comentário