A Prática de Exercícios no Calor

A Prática de Exercícios no Calor


Prática de Exercícios no CalorO Verão está chegando e com ele aumenta de forma significativa a vontade de se praticar exercício físicos ao ar livre. Qual a razão deste fato? Certamente a modificação do clima influi. Até no próprio temperamento das pessoas, nota-se diferença com o clima mais quente. Por outro lado, a perspectiva de expor mais o corpo resgatam as preocupações estéticas que as roupas que o inverno encobriram. Em alguns casos, encarar as festas de fim de ano e as férias de verão com um “corpinho” mais bonito passa a ser a motivação maior.

Todos estes aspectos são capazes de convencer o indivíduo a fazer exercícios e devem ser vistos de forma positiva. No entanto, devemos também considerar algumas questões de suma importância a esse respeito.

Com a exposição às altas temperaturas temos dois principais problemas:

Desidratação

A desidratação compromete as funções vitais do nosso organismo o que prejudica não só o desempenho físico através da fadiga precoce, mas também, os processos metabólicos. Com a redução de líquido no corpo, o sangue fica mais espesso, a pressão arterial cai, os rins, fígado e coração passam a ter seu funcionamento prejudicado. Em estágios mais severos ocorre perda de coordenação, confusão mental e até a morte!

O corpo quando exposto ao sol, perde não só água como sais minerais também. A quantidade varia muito, principalmente pela intensidade da atividade que está sendo feita como pela característica de cada indivíduo de suar mais ou menos.

O recomendado, de forma geral, é repor a cada 30 minutos de atividade física 500 ml de água e para treinos acima de 45 minutos utilizar-se de bebidas isotônicas. Erroneamente algumas pessoas acabam hidratando-se apenas depois da prática esportiva, o uso da hidratação deve acontecer antes, durante e após a atividade física.

Insolação

Os sintomas da insolação são muitos, porém podemos destacar a falta de ar, dor de cabeça, elevação da temperatura corporal, pele quente, incapacidade motora, náuseas e tonturas.

Para se evitar insolação devemos nos proteger ao máximo da exposição do sol entre 10h e 16h, passar sempre protetor solar, usar bonés, manter-se hidratado e priorizar roupas com tecidos que facilitem a transpiração.

Apesar das dificuldades que esta estação do ano possui, ela ainda é a mais preferida na hora de se praticar atividades físicas.

Aproveitar os aspectos positivos e tomar cuidado com os negativos é a postura mais responsável para sua saúde.

Bons treinos.

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